5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente estimula a educação ambiental crítica

Data de Publicação:
21 de maio de 2025

Agência Brasil e Thomaz Albano

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente terminou no início deste mês (maio), em Brasília, com a entrega de 104 propostas para melhoria de políticas públicas ambientais, depois de um longo processo de consulta à população brasileira.

Ao longo dos últimos meses, mais de 65 mil pessoas em 2.570 municípios enviaram demandas, por meio de uma consulta pública. Entre as demandas apresentadas estão a priorização de recursos, medidas de fiscalização e ações em diversos setores transversais como saúde, educação e segurança alimentar.

Ao todo, a população chegou a elaborar 2.635 sugestões, debatidas em cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.

No topo da lista, a primeira prioridade trata do financiamento e recursos dos fundos ambientais e pede garantia de destinação mínima de 5% dos recursos para ações de gestão, fiscalização, restauração florestal e educação ambiental e climática.

Educação Ambiental

O detalhamento sobre a educação ambiental oferecida no país é o segundo destaque escolhido pela população. Na priorização do tema, foram enfatizados os caracteres crítico e de desconstrução dos efeitos da colonização, em uma educação ambiental que deverá ser “contínua e permanente em todos níveis e modalidades de ensino, de forma inter e transdisciplinar e conectada aos territórios”, destaca o documento final da conferência.

Metodologia Azurit de Educação Ambiental

A Azurit Consultoria Ambiental possui equipe qualificada e realiza a educação ambiental em diferentes vertentes. Atuamos em escolas, com a educação ambiental formal e, também, com a educação ambiental junto à comunidades, como as que estão em áreas de influência de empreendimentos além da expertise em realizar esse tipo de formação junto das comunidades tradicionais.

Como debatido na conferência, a metodologia de ensino adotada pela equipe Azurit preza pelo ensino crítico e que seja contínuo, buscando, sempre, a conscientização sobre os diversos aspéctos sócioambientais.

Clique aqui e saiba mais sobre os projetos que desenvolvemos.