Agência Brasil + Thomaz Albano – Azurit
“O Brasil é capaz de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2040”. A afirmação foi feita pelo renomado cientista Carlos Nobre, doutor em Meteorologia.
A fala ocorreu durante palestra sobre mudanças climáticas, realizada em Brasília, em maio deste ano. Nobre destacou dados de um novo estudo que ele tem desenvolvido sobre as mudanças no clima. É por meio desse estudo, inclusive, que vem a constatação de que o Brasil pode atingir a meta de emissão zero em até 15 anos.
Para que esse resultado seja atingido, Carlos Nobre destacou que são necessária transição para uma matriz energética 100% limpa, agricultura neutra em carbono, emissões negativas a partir do uso adequado da terra e restauração em grande escala.
“O Brasil tem total potencial para ter 100% de energia limpa e renovável e, até 2040, com agricultura muito mais neutra em carbono, grande restauração florestal. Nosso estudo aponta que podemos remover até 600 milhões de toneladas de CO2 por ano, a partir de 2040, restaurando os biomas”, diz o climatologista.
O cientista destacou que os efeitos dessas medidas podem ir além do enfrentamento da urgência climática e podem garantir mais qualidade de vida às populações.
Leia também:
- Técnicas para reduzir efeitos da seca
- 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente estimula a educação ambiental crítica
- Minas Gerais é um dos estados que mais gera energia solar
Azurit e a transição energética

A Azurit possui expertise em estudos para implantação de empreendimentos de geração de energia limpa e renovável, como eólicas, solares e hidrelétricas. Atualmente, a empresa atua em dezenas de empreendimentos, como a construção de parques eólicos e fotovoltaicos no Nordeste e Sudeste do Brasil.
Segundo Vinicius Orsini, Coordenador de Projetos da Azurit, a empresa atua em diferentes frentes quando se trata de transição energética. “Realizamos estudos e desenvolvemos projetos para a implantação dos empreendimentos. Fazemos, ainda, a operação e manutenção dessas fontes geradoras, entre outras atividades” destacou.
Conheça mais sobre o trabalho da Azurit com empreendimentos de energias renováveis. Clique aqui