Minas Gerais alcançou 11,57 gigawatts (GW) de potência fiscalizada em energia solar fotovoltaica, o suficiente para abastecer mais de cinco milhões de residências. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o estado supera a capacidade instalada da Usina Hidrelétrica Belo Monte (11,2 GW), maior geradora totalmente nacional.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, disse que “somente em 2024, foram formalizados aproximadamente R$ 6 bilhões em 17 projetos, com a previsão de geração de 679 empregos diretos em 12 municípios mineiros”.
Energia que gera renda
Atualmente em Minas, todos os 853 municípios possuem ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica. Em Jaíba, no Norte de Minas, uma dessas unidades foi instalada na propriedade da agricultora Mari Aline Coleto. Ela explica os benefícios trazidos pela micro usina, localizada em uma zona rural do município.
“Com o aluguel do nosso espaço para a instalação das placas solares, temos a renda do aluguel e da criação de aves para abate e postura. Além disso, a mão de obra para a instalação das usinas e para a limpeza das placas também contribuiu para a renda das famílias da nossa comunidade”, relatou.
Os 11,57 GW representam a soma da geração de energia centralizada e distribuída. Com relação à geração centralizada – quando grandes usinas geram a eletricidade em um único local e a distribuem para uma grande quantidade de consumidores –, Minas segue como líder no ranking nacional, com 7,19 GW. Isso equivale a 30,4% da matriz elétrica do estado e corresponde a 41,16% da geração nacional.
Confira:
- Até 2040 Brasil pode zerar emissão de gases poluentes
- Técnicas para reduzir efeitos da seca
- 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente estimula a educação ambiental crítica
Azurit e a energia fotovoltaica

A Azurit Consultoria está diretamente envolvida na instalação das usinas solares. Com equipes multidisplinares, a empresa atua com gestão estratégica institucional de diversos empreendimentos, como um que está na fase de implantação em Arinos, na região Noroeste de Minas. Além da gestão, há, também, trabalho sócioambiental com as comunidades nas áreas de influência. Além da atuação em MG, a Azurit está envolvida nos maiores empreendimentos em instalação de fotovoltaicas no Nordeste, como em Ourolândia (BA) e outros no Rio Grande do Norte e Paraíba.
Saiba mais sobre nossas áreas de atuação. Clique aqui.
Leia também: Até 2040 Brasil pode zerar emissão de gases poluentes