A mobilização necessária para enfrentar a emergência climática e ecológica exigirá cerca de US$ 6 trilhões de dólares em investimentos até 2030, segundo a Comissão Global sobre Economia e Clima.
O tema é um dos destaques do 2º Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza (FFCN) que começa no próximo dia 26/05, no Rio de Janairo. O encontro vai discutir, entre outras medidas, modelos financeiros e políticas públicas que incentivem o desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade.
O encontro, em preparação para a COP30, vai ter a participação de líderes nacionais de internacionais e tem como finalidade colocar o Brasil como protagonista da transição energética e da economia de baixo carbono.
Saiba mais:
- Minas Gerais é um dos estados que mais gera energia solar
- Projeto de lei debate flexibilização do licenciamento ambiental
- Até 2040 Brasil pode zerar emissão de gases poluentes
Azurit e o enfrentamento da emergência climática

Gestores e funcionários da Azurit, constantemente, têm participado de debates online e presenciais, como palestrantes, construindo conhecimento sobre a gestão eficiente dos recursos naturais e o enfrentamento da emergência climática. Nesse contexto, a Diretora-Geral da Azurit, Joana Cruz, recebeu no dia 15 de maio, uma equipe de reportagem do jornal Estado de Minas, um dos mais importantes veículos de comunicação de Minas Gerais, para falar sobre a Crise Hídrica.
Ne entrevista, Joana abordou temas como: o futuro da água, medidas para evitar novas crises hídricas, o papel das cidades e da tecnologia para distribuição adequada do recurso hídrico.
Azurit na Transição Energética
Além da produção e disseminação de conhecimento, a Azurit está presente nos maiores empreendimentos que buscam ampliar a transição energética do Brasil, como construção de parques eólicos, usinas fotovoltaicas e hidrelétricas. Clique aqui e saiba mais.
Leia também: 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente estimula a educação ambiental crítica