Mulheres quilombolas aprendem a fazer Biojoias

Data de Publicação:
18 de julho de 2025

17 mulhres estáo participando do curso de Biojoias na comunidade quilombola Gruta dos Brejões, em Morro do Chapeu, na Bahia (BA). A formação teve início no dia 14 de julho e tem como objetivo fortalecer a economia local e o empoderamento feminino. O curso é uma iniciativa do empreendedor em parceria com a Azurit. 

O curso possui 40 horas de duração. As aulas são conduzidas por um grupo de três professores(as) especializados(as) e envolvem técnicas artesanais de produção de biojoias a partir de sementes e elementos naturais da região. A expectativa é que as mulheres participantes possam utilizar o conhecimento adquirido para comercializar os produtos que desenvolverem e, assim, consigam ampliar a renda. 

A equipe da Azurit apoia a formação oferecendo suporte logístico e auxílio na infraestrutura necessária. As participantes que concluírem o curso, vão receber certificado profissional. A ação faz parte das iniciativas de fortalecimento comunitário e valorização cultural promovidas em territórios tradicionais, alinhadas com os compromissos socioambientais assumidos pelo empreendedor e executados em parceria com a Azurit.

Veja também: