Portal EBC + João Corrêa + Thomaz Albano
A TV Brasil lançou no último sábado (26), às 18h30, a série documental “Energia no Brasil”, que explora a diversidade e inovação da matriz energética nacional em seis episódios de 26 minutos. A produção destaca fontes como biomassa, eólica, fóssil, hídrica, nuclear e solar, posicionando o Brasil como líder na transição para energias limpa.
O primeiro episódio exibido abordou o potencial estratégico da biomassa, com foco no etanol de cana-de-açúcar, que emite até 90% menos gases de efeito estufa, e na produção integrada de energia e fertilizantes a partir de resíduos agrícolas. A série também discute desafios regulatórios e oportunidades de exportação de tecnologias sustentáveis.

Com direção de Pedro Saad e roteiro assinado por especialistas, a obra reúne análises sobre o processo de transição energética, destacando as condições naturais únicas do país. A produção independente está disponível no app TV Brasil Play e será exibida no canal aberto, por assinatura e via parabólica, às 18h30 de todo sábado.
Leia também:
- 50% das indústrias do Brasil investem em energia limpa, aponta CNI.
- Azurit e Casa dos Ventos apresentam cases de sucesso, como o PAR, em evento realizado em Natal
- Eólica e o trabalho socioambiental – Serra do Tigre
Azurit: força motor na transição energética no Brasil.
A Azurit participa ativamente na transição da matriz energética brasileira, possuindo expertise em estudos para implantação de empreendimentos de geração de energia limpa e renovável, como eólicas, solares e hidrelétricas. No momento, atuamos em dezenas de empreendimentos, como a construção e gestão de parques eólicos e fotovoltaicos no Brasil, inclusive em regiões como o Nordeste e Sudeste do Brasil.

Azurit Produções e o audiovisual como instrumento de transformação socioambiental no Brasil
Sendo pioneira na comunicação socioambiental no Brasil e especializando-se na produção de documentários que unem rigor técnico e sensibilidade artística para retratar iniciativas ecologicamente conscientes. Com diversos cases audiovisuais, a Azurit demonstra expertise em transformar complexos temas ambientais em narrativas acessíveis, valorizando tanto o impacto de empreendimentos renováveis quanto o diálogo com comunidades. Seu portfólio abrangente, que inclui desde filmes institucionais até coberturas jornalísticas de eventos ambientais, reforça seu papel na transformação socioambiental, ao conciliar comunicação estratégica com compromisso ético e ecológico, sempre alinhada às necessidades de clientes e à valorização de histórias que impulsionam a valorização do meio ambiente no país.
