O nosso colaborador, Arthur França, Analista de Meio Biótico, participou do XII Congresso Brasileiro de Mastozoologia (XII CBMz), que ocorreu no fim de setembro, em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro. O evento é o maior encontro nacional de estudantes e profissionais, pesquisadores ou não, que possuem como objeto de estudo as diversas vertentes da Mastozoologia, ou seja, estudo dos mamíferos.
O CBMz surgiu em 2001 e, desde então, é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz). O evento conta com o apoio de diversas instituições e empresas do setor público e privado. Em 2024, foram mais de 900 participantes, com mais de 500 trabalhos apresentados.
“Como mastozoólogo, o Congresso constitui uma ferramenta de alta relevância para minha atuação profissional e acadêmica, considerando que, não apenas é o maior evento da área no Brasil, como, também, um dos maiores e mais importantes no contexto do meio ambiente e conservação de mamíferos da América Latina”, relatou.
Ainda segundo Arthur, “[…] além da oportunidade de rever e conhecer diversas pessoas que trabalham com o grupo e compartilham o interesse e apreço pela diversidade, o XII CBMz também me permitiu compartilhar um pouco sobre minha experiência no mestrado acadêmico que defendi pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentando um resumo acerca da minha dissertação, intitulada: “O que o bulbo olfatório e o cérebro nos dizem acerca da história natural e filogenia de Akodontini?”.
A Azurit, em absoluta aderência aos seus valores e ao objetivo de qualificação constante da equipe, fomenta a participação dos profissionais em diferentes eventos técnico-científicos.