Bárbara Oliveira + Thomaz Albano
Nesta terça-feira, 22/07, foi realizada mais uma etapa da Formação de Reeditores Sociais, iniciativa voltada ao fortalecimento das comunidades quilombolas durante a implantação de Complexos Éolicos e Fotovoltaicos no Noroeste da Bahia.
A atividade, promovida pelo empreendedor e realizada com apoio da Azurit, aconteceu em duas comunidades e reuniu, ao todo, 20 participantes. A oficina formativa faz parte do Programa de Educação Ambiental que busca estimular o pertencimento comunitário, o reconhecimento da história local e a capacitação das lideranças comunitárias para o aproveitamento de oportunidades socioambientais, como editais de projetos e ações participativas.
Veja também:
- Mulheres quilombolas aprendem a fazer Biojoias
- Reassentada por meio do PAR, moradora recebe nova moradia
O que é Reeditor Social?
São multiplicadores e agentes locais capazes de replicar os aprendizados, fortalecer a identidade quilombola e atuar de forma ativa na construção coletiva de soluções para o território.
Nesta edição o tema central foi “Lideranças e Representatividade”. Os participantes refletiram sobre os diferentes papéis de liderança dentro da comunidade, a importância da escuta ativa, o papel da mulher nas lideranças locais e estratégias para o fortalecimento da representatividade nos espaços institucionais e decisórios.
Com dinâmicas participativas e rodas de conversa, a formação proporcionou trocas significativas entre os presentes, reforçando o compromisso com a valorização do território e a construção de caminhos coletivos.