A equipe da Azurit, que atua em complexo eólico no estado do Rio Grande do Norte e na Paraíba, realizou, junto do empreendedor, de entrega de casa para morador que foi reassentado no âmbito do Plano de Ação de Reassentamento (PAR) do empreendimento. O processo de mudança seguiu, fielmente, os princípios do Padrão de Desempenho 5 do IFC (International Finance Corporation), suas notas técnicas e demais diretrizes aplicáveis ao tema.
Há mais de dois anos atuando na região, a equipe já acompanhou a mudança de diversas famílias, considerando as escolhas do reassentado e as necessidades da família. Deve-se destacar que o índice de satisfação dos moradores participantes do PAR do empreendimento em questão ultrapassa 95%.

Segundo Daniel Silva, Coordenador da Azurit no PAR, são cumpridos quatro objetivos essenciais para que o Programa seja bem-sucedido: “[…] 1º) que a família reassentada tenha uma moradia legítima, igual ou, preferencialmente, melhor do que a anterior; 2º) que a nova terra seja igualmente produtiva; 3º) que os vínculos comunitários e os costumes e tradições das famílias sejam preservados; 4º) que o acesso a serviços públicos — como educação, saúde e saneamento básico — seja facilitado”, relatou.
A equipe Azurit, que é interdisciplinar, é responsável pela elaboração e implementação do PAR, com objetivo primordial de assegurar às famílias influenciadas pelo empreendimento soluções adequadas para processos de realocação e/ou reassentamento, garantindo a manutenção ou melhoria da qualidade de vida.
Nos próximos meses, outras moradias também serão entregues e os acompanhamentos psicossociais também prosseguirão junto às famílias participantes do Programa.
