Emoções no ambiente de trabalho: Sentir é Humano

Data de Publicação:
25 de março de 2025

Diego Portugal

Na manhã desta segunda-feira, 25, em um canteiro de obras para implantação de complexo fotovoltaico, em Arinos, no Noroeste de Minas Gerais, foi desenvolvida a primeira edição da atividade “Exposição Dialogada”, cujo tema foi: “Emoções no Ambiente de Trabalho: Sentir é Humano”. A atividade, conduzida pela social da Azurit, faz parte do Programa de Educação Ambiental com os Trabalhadores (PEAT), integrando as ações socioeducativas do projeto com os pilares de E.S.G.

Com formato de roda de conversa e foco no cuidado com as pessoas e a promoção de um ambiente emocionalmente saudável, a iniciativa proporcionou um espaço de escuta, empatia e troca de experiências sobre os sentimentos que emergem no dia a dia do canteiro de obras. Os colaboradores participaram ativamente das reflexões, abordando como diferentes emoções – como estresse, ansiedade, orgulho, frustração, gratidão e esperança – se manifestam no contexto profissional.

Dinâmica

O ponto alto da atividade foi a dinâmica Caixinha das Emoções, na qual cada participante sorteou uma emoção e compartilhou, de forma espontânea e acolhedora, como aquele sentimento já esteve presente em sua trajetória de trabalho. De forma surpreendente e simbólica, muitos relataram que “ […] a emoção sorteada dizia muito sobre algo que precisavam trabalhar em si mesmos”, promovendo um momento de conexão coletiva e autoconhecimento.

A ação reforça que falar sobre emoções também é uma prática de segurança e bem-estar, fazendo-nos refletir que “sentir é parte do que nos torna humanos” . Ao promover esse tipo de vivência, fortalecemos vínculos e ampliamos o cuidado com quem constrói o projeto todos os dias.

A atividade foi conduzida pelo Diego Portugal, Analista Social da Azurit no projeto.