Project Description

Minas Gerais, Brasil

PLANO DE MANEJO RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) MACAÚBAS

Uma das formas de promover a conservação da biodiversidade é a criação de Unidades de Conservação (UC), as quais constituem-se de espaços territoriais com limites definidos e legalmente instituídos pelo Poder Público. Estes espaços possuem características naturais relevantes e regime especial de administração, aos quais se aplicam garantias adequadas de proteção. Após a criação de uma UC, em prazo máximo de cinco (5) anos, deve ser elaborado Plano de Manejo para definição do seu zoneamento e das normas de estabelecimento de uso da área e do manejo de seus recursos naturais.

Nesse sentido, no ano de 2019, a Azurit foi responsável pela elaboração do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Macaúbas – UC de uso sustentável localizada no Município de Sabará, Minas Gerais. A RPPN, cuja proprietária é a Macaúbas Meio Ambiente S.A., empresa subsidiária da Vital Engenharia Ambiental S.A., abrange área de 104,55 ha que integra a sub bacia hidrográfica do rio das Velhas, afluente do rio São Francisco.

A RPPN Macaúbas apresenta-se como raro fragmento de vegetação nativa dentro de área urbanizada da Região Metropolitana de Belo Horizonte e, apesar de ser composta por vegetação secundária e áreas de recuperação, a UC apresenta indicadores de grande relevância para o suporte da fauna local, haja vista a ocorrência de espécies ameaçadas e endêmicas.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2019

CLIENTE

Vital Engenharia Ambiental

LOCAL DO ESTUDO

Minas Gerais

Galeria do Case