Gestão Ambiental

Gestão Ambiental2020-09-20T08:27:59-03:00

Atuação Gestão Ambiental

Avaliação dos riscos, potenciais conflitos e possíveis restrições socioambientais, estratégias para processos de licenciamento ambiental, mapeamento e acompanhamento dos atores envolvidos, relacionamento com comunidades e posicionamento tático para avaliação de novos projetos.

Confira algumas de nossas atuações em Gestão Ambiental

Deseja elaborar um estudo
na área de Gestão Ambiental? Agende uma conversa conosco.

Entrar em contato
ASSESSORIA ESTRATÉGICA2020-06-15T09:08:21-03:00

A Assessoria Estratégica gerencia projetos ambientais e atende a cada ponto específico dos empreendimentos, com inspeções, monitoramentos, auditorias, comunicação e educação ambiental e outras demandas.

Assim, desde avaliações para a aquisição da propriedade ou empreendimento (Integração de Ativos) até a avaliação dos riscos, diversas são as tarefas que abrangem a Assessoria Estratégica, garantindo respostas assertivas à evolução segura do projeto.

DUE DILIGENCE AMBIENTAL2020-06-22T08:32:33-03:00

Com caráter confidencial, o processo de Due Diligence pode ser traduzido como investigação ou diagnóstico no contexto de fusões, aquisições, venda de negócios e de participações de empresas, implicando na análise e na mensuração das principais oportunidades e riscos do negócio, normalmente antes da conclusão de uma transação.

Especificamente, a Due Diligence Ambiental tem alta relevância para o cliente, podendo distinguir não conformidades que implicam em multas ou, até mesmo, suspensão das atividades.

Como resultado, a Due Diligence Ambiental aponta relatório baseado em todas as informações coletadas, bem como em conclusões específicas para cada projeto, no que se refere aos problemas identificados (tais como impactos e riscos não mitigados adequadamente ou problemas relacionados com a qualidade, forma ou conteúdo dos estudos analisados, entre outros) e recomendações quanto às medidas e providências a serem adotadas para corrigir as deficiências identificadas.

GESTÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL2020-06-22T08:32:43-03:00

A Azurit tem como uma de suas especialidades a Gestão dos Processos de Licenciamento Ambiental, auxiliando o empreendedor a otimizar junto aos órgãos licenciadores a obtenção das autorizações ambientais.

O objetivo principal deste serviço é desenvolver uma relação de parceria entre o empreendedor, o órgão ambiental, o município de inserção do empreendimento e demais entidades envolvidas no processo. Dessa forma, o empreendimento pode se instalar dentro de um conceito de desenvolvimento sustentável, obtendo as licenças adequadas ao cronograma de implantação e em consonância com as expectativas dos órgãos licenciadores e da sociedade envolvida.

Neste âmbito, a Azurit atua nos segmentos a seguir indicados.

  • Gestão interinstitucional com os órgãos ambientais vinculados ao licenciamento ambiental em consonância com os anseios do empreendedor, desde que atendidos os pré-requisitos legais e da ética.
  • Composição dos processos de licenciamento a partir do levantamento da documentação necessária à solicitação das licenças ambientais.
  • Formalização dos processos junto ao órgão ambiental, por meio do protocolo dos estudos finais consolidados e de todos os demais documentos solicitados pertinentes ao licenciamento.
  • Coordenação e atendimento a todas as exigências do órgão ambiental licenciador.
  • Acompanhamento da equipe técnica do órgão ambiental na realização de vistorias técnicas.
  • Acompanhamento do processo de licenciamento ambiental junto ao órgão ambiental, auxiliando os técnicos daquela instituição em suas análises e esclarecendo dúvidas pertinentes ao processo.
  • Organização de audiências e reuniões públicas.
  • Participação em audiências e reuniões públicas.
  • Participação na reunião de julgamento das licenças.
  • Atendimento às informações complementares solicitadas pelo órgão ambiental.
MAPEAMENTO DE STAKEHOLDERS2020-06-22T08:32:58-03:00

A busca pelo desenvolvimento sustentável em projetos passíveis de licenciamento ambiental tem acarretado, entre outros fatores, conflitos de interesses entre empreendedores, órgãos licenciadores e regulatórios, organizações não governamentais (ONGs), mídias, consumidores, fornecedores e sociedade em geral.

Por envolver diversas partes interessadas, esse tipo de conflito requer planejamento e gestão de relacionamentos. Neste contexto, não atentar para as questões que envolvam o licenciamento ambiental e negligenciar os stakeholders pode fazer com que o projeto não tenha um final bem-sucedido.

No âmbito de gerenciamento de projetos, notadamente na área socioambiental, e considerando as possíveis atuações dos stakeholders, este estudo se justifica. Seu objetivo constitui em caracterizar os stakeholders socioambientais e analisar, na visão dos empreendedores, os impactos provocados pelas suas atuações.

ORÇAMENTO PARA ESTUDOS AMBIENTAIS DE PROJETOS DE ENERGIA2020-06-26T14:44:51-03:00

Este serviço é parte fundamental para a composição do preço final a ser apresentado em leilões de empreendimentos de geração e transmissão de energia.

Botão de texto

Conheça também: