O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançaram, na última terça-feira (2 de dezembro), a Plataforma Águas Brasil, um ecossistema digital que promete transformar a gestão dos recursos hídricos no país. A ferramenta vai integrar dados da União, estados e Distrito Federal, permitindo outorgas digitais instantâneas, reduzindo custos regulatórios e oferecendo inteligência para a tomada de decisões no setor.
A diretora da ANA, Ana Carolina Argolo, destacou a importância da iniciativa: “Desenvolvida com a parceria do Serpro, a Plataforma Águas Brasil é um passo decisivo na gestão de recursos hídricos. A plataforma nasce com a intenção de integrar processos e foi construída com a escuta dos estados, dos usuários e dos setores. A ferramenta vai trazer inovação, tecnologia e integração entre os estados”.
Já o diretor de Pessoas do Serpro, Ermes Costa, reforçou o caráter inovador da solução: “Esta plataforma transcende a ideia de um simples sistema: ela é a materialização do futuro da gestão hídrica no Brasil, construída sobre um sólido pilar de uma solução tecnológica de ponta, com a segurança e a expertise que só o Serpro pode oferecer”.

A plataforma promete superar a questão histórica da fragmentação de dados no setor, oferecendo informações coesas e em tempo real para gestores em todo o país. Inicialmente, a emissão de outorgas instantâneas será aplicada a recursos hídricos sob gestão direta da ANA, mas a previsão é de que o escopo seja ampliado para incluir todas as outorgas, com funcionalidades como automonitoramento, análises e balanço hídrico integrado.
Um dos diferenciais será o uso de inteligência artificial não apenas para análise de pedidos, mas também para prever a disponibilidade hídrica em diferentes regiões brasileiras.
O lançamento ocorreu durante as comemorações dos 25 anos da ANA, evento que reuniu servidores públicos e autoridades federais. A equipe do Serpro responsável pelo desenvolvimento da plataforma foi premiada com um troféu em reconhecimento à “relevante contribuição à gestão sustentável das águas”.
Azurit: um passo pro futuro com a Águas Brasil

Com o lançamento da Plataforma Águas Brasil, entende-se que haverá uma nova fase na gestão de recursos hídricos no país, que será marcada pela digitalização e integração de dados. Nesse cenário, os serviços especializados em Engenharia Hídrica da Azurit ganham ainda mais eficácia. A nossa expertise técnica da área, que abrange desde estudos hidrológicos e análises de disponibilidade hídrica até a elaboração de outorgas e planos diretores de bacias, tornará fundamental para que projetos de todos os escopos possíveis possam usufruir com assertividade da nova plataforma. Essa convergência entre inovação pública e consultoria técnica especializada garante que a transição para a gestão hídrica digital seja estratégica, sustentável e eficiente.