RESGATE DE FAUNA EM ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO DAS CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS VILA ACRE II, VILA CEARÁ I E II, VILA PARAÍBA I E II E REDE DE MÉDIA TENSÃO VILA ACRE II
Durante os meses de abril e maio de 2019, a Azurit foi responsável pelo acompanhamento da supressão vegetal, afugentamento e resgate de fauna nas áreas de implantação das Centrais Geradoras Eólicas Ventos de Vila Acre II, Vila Ceará I e II, Vila Paraíba I e II e da área de implantação da Rede de Média Tensão (RMT) da Central Geradora Eólica Vila Acre II. Os empreendimentos, localizados nos municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Estado do Rio Grande do Norte, são de responsabilidade da Voltalia Energia do Brasil.
Em período anterior às atividades de resgate de fauna, a Azurit solicitou e obteve as Autorizações Especiais para Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (ACMB) junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA).
As atividades desenvolvidas consistiram no acompanhamento das frentes de supressão e na adoção de medidas necessárias para a destinação ativa de animais atingidos direta ou indiretamente pelos eventos relacionados à supressão de vegetação.
As equipes envolvidas no trabalho foram previamente treinadas quanto à segurança do trabalho e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI); prevenção de acidentes com serpentes e outros animais peçonhentos e biologia da fauna local.
Durante as atividades, foram resgatados, afugentados e ou avistados 514 indivíduos de variadas espécies da herpetofauna, avifauna e mastofauna, sendo todos eles destinados com segurança às áreas livres de intervenções. Não foram registrados indivíduos mortos, fato que indica sucesso no desenvolvimento das atividades.