DIAGNÓSTICO HIDROLÓGICO E CLIMATOLÓGICO COMPONENTE DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADO DA ÁREA CÁRSTICA DE LAGOA SANTA
O presente estudo consistiu no levantamento dos aspectos relacionados ao clima e aos recursos hídricos superficiais da área do Carste Expandido, visando promover a cooperação técnica e institucional para o desenvolvimento de ações compartilhadas de gestão desta porção territorial, localizada na Área Cárstica de Lagoa Santa, no centro-sul do Estado de Minas Gerais.
Para tanto, a metodologia empregada abrangeu a integração das seguintes atividades: reuniões entre os técnicos da equipe de trabalho; revisão bibliográfica; trabalho de campo e caracterização geral da área de estudo.
Especificamente, a caracterização da área de estudo consistiu numa das etapas mais importantes. Nessa fase, foi apresentada a visão geral e sistematizada sobre os principais aspectos abordados, sendo eles listados a seguir.
- Instrumentos legais.
- Caracterização das sub-bacias hidrográficas.
- Caracterização climatológica.
- Caracterização pluviométrica.
- Caracterização fluviométrica.
- Caracterização da qualidade da água.
- Usos da água.
- Balanço hídrico superficial.
- Conflitos de uso da água.
Devido à representatividade da região do Carste Expandido no tocante à preservação ambiental e à disponibilidade hídrica, foram propostas, ainda, medidas que auxiliem o gerenciamento adequado dos recursos naturais para o desenvolvimento sustentável local e regional.