Na tarde desta quarta-feira, 30 de julho, a Azurit marcou presença no Diálogo RN. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), foi realizado em Natal/RN e reuniu especialistas e representantes da iniciativa privada do setor elétrico, da universidade, da sociedade civil organizada e do setor público do Rio Grande do Norte, incluindo a Governadora do estado, a Profa. Fátima Bezerra.
Em debate, foram colocados temas relevantes para o desenvolvimento, a implantação e a operação de empreendimentos eólicos, como a modernização da legislação ambiental, a gestão da biodiversidade, o relacionamento com comunidades, os territórios e populações tradicionais e as ações de investimento social privado.
Case de sucesso (PAR)
André Franco, Diretor Técnico da Azurit, foi o responsável por moderar o painel com o tema “Reassentamento Planejado: um Diálogo sobre as Melhores Práticas”, que contou com a participação dos representantes da Casa dos Ventos, Gabriella Christo, Coordenadora de ESG, e Rafael Eugênio, Coordenador Fundiário. Na ocasião, foi apresentado um estudo de caso sobre o Plano de Ação de Reassentamento (PAR) desenvolvido em empreendimento eólico da Casa dos Ventos no RN.

Também representou a Azurit no evento Daniel da Silva, Coordenador de Campo, responsável da empresa pela gestão dos trabalhos sobre reassentamento e diálogo social no empreendimento em questão.
Na apresentação, foram exibidos métodos, referências técnicas, resultados e indicadores obtidos mediante execução do PAR, considerado case de sucesso com índice de satisfação dos assistidos e reassentados próximo de 100% e com um número significativo de famílias, pelas atividades realizadas, saindo de condições de elevada vulnerabilidade socioeconômica.

Expertise em Socioeconomia
Por meio do evento, a Azurit reforçou sua expertise no campo socioeconômico, com serviços voltados à compreensão das dinâmicas sociais existentes nos territórios em que atua. Dessa forma, contribui com a correta aplicação de normativas nacionais e internacionais e demais boas práticas, visando relacionamentos saudáveis e justos.