Fazer jornalismo ambiental, no Brasil, ainda é desafio tremendo. Faltam opções de formação, com plano pedagógico alicerçado; faltam profissionais; e faltam estudos sobre o tema dentro das universidades, seja nos cursos na área de comunicação social, seja nos cursos vinculados às ciências ambientais. Todavia, comunicar os assuntos relacionados ao meio ambiente não é só uma opção, mas, sobretudo, um compromisso ético.
Atualmente, a temática movimenta as principais economias do globo, interfere no dia a dia das pessoas – como nas situações explícitas de emergência climática – e se enquadra como iniciativa de responsabilidade socioambiental e de educação ambiental, nos âmbitos formal, não formal e informal. Assim, a comunicação ambiental emerge como um ato reparador, tendo em vista o histórico degradante ocorrido nos últimos séculos.
Há, ainda, o dever de informar à sociedade, corretamente – de forma clara, objetiva e fundamentada, as nuances relativas à dimensão ambiental, em uma perspectiva multidimensional (social, cultural, econômica, política, ecológica, territorial) e com foco constante na produção qualificada de conhecimento, num mundo repleto de notícias falsas (fake news) sendo, recorrentemente, disseminadas.
A Azurit tem sido pioneira, por meio da Azurit Produções, em relação à interface dos temas “meio ambiente” e “comunicação social” no Brasil. Fale conosco. https://azurit.com.br/contato/