Na última quarta-feira, 13 de agosto, a Azurit realizou, em Belo Horizonte, um encontro com seus colaboradores para discutir o Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira, 8 de agosto.
O evento, nominado “Azurit Cidadania”, marca o início das ações institucionais da empresa com foco na formação continuada dos colaboradores. O objetivo é que todos estejam em sintonia com o que há de atual em relação às pautas que envolvem a temática ambiental.
A primeira edição contou com uma apresentação expositiva e seguiu com rodadas de perguntas sobre as perspectivas do licenciamento ambiental no país diante das mudanças promovidas pela nova lei.

Leia também:
- Bióloga da Azurit ministra palestra sobre Licenciamento Ambiental em Minas Gerais para estudantes da PUC Minas
- Plano de Ação de Reassentamento, realizado pela Azurit, alcança 98% de aprovação
- Ibama concede primeira licença prévia para projeto eólico offshore no Brasil
Sobre o PL 2.159/2021
O Projeto de Lei 2.159/2021 foi sancionado com ressalvas pelo presidente Lula em 8 de agosto. O PL, que originalmente continha 400 dispositivos, recebeu 63 vetos – decisão que, segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em coletiva no Palácio do Planalto, resultou de consenso no governo.
A ministra enfatizou que os vetos visavam preservar a integridade do sistema de licenciamento ambiental, fundamental para o cumprimento das metas brasileiras, como o desmatamento zero e a redução de 59% a 67% nas emissões de CO₂ até 2030. “Fizemos vetos estratégicos para garantir a integridade do licenciamento, e isso foi assegurado”, declarou.

Azurit, Consultoria e o Licenciamento Ambiental

Com expertise em licenciamento ambiental, gestão estratégica de projetos, socioeconomia, engenharia hídrica e comunicação socioambiental, a Azurit destaca-se como referência no mercado de consultoria, aliando rigor técnico a compromisso ético.
Com abordagem multidisciplinar, combina diagnósticos precisos do meio físico, biótico e socioeconômico com soluções customizadas, assegurando que os processos de licenciamento não apenas cumpram exigências regulatórias, mas também promovam a conservação de ecossistemas e o diálogo com comunidades tradicionais.
Com ética e transparência, a Azurit consolida-se como parceira estratégica para empreendimentos que buscam alinhar desenvolvimento à sustentabilidade, transformando desafios ambientais em legados de responsabilidade e inovação.