Project Description

Bahia/Minas Gerais, Brasil

ESTUDO DE SEDIMENTOLOGIA DAS PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCH) CAIÇARA E GAVIÃO

Em atendimento às diretrizes definidas pelo termo de referência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Azurit elaborou o Estudo de Sedimentologia dos Reservatórios das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Caiçara e Gavião, empreendimentos previstos para serem instalados no rio Carinhanha, divisa dos estados da Bahia e Minas Gerais.

A fim de avaliar a produção de sedimentos na Área Diretamente Afetada (ADA) pelos reservatórios, bem como sua natureza, desenvolveu-se a análise integrada dos temas do meio físico (geologia, geomorfologia, pedologia, clima e uso e ocupação do solo), dos decorrentes efeitos erosivos e do transporte de sedimento pelos corpos d’água. Estes temas fundamentaram a avaliação do assoreamento dos reservatórios em questão.

Para tanto, foram realizadas campanhas de campo para obtenção de dados primários contemplando: levantamento e georreferenciamento seções batimétricas ao longo dos futuros reservatórios; medição de descargas líquida e sólida; coleta de amostras de sedimentos de fundo e em suspensão; coletas das amostras de solo; observação da paisagem, buscando identificar o tipo de cobertura vegetal e a forma do relevo e percepção da dinâmica fluvial, diagnosticando as possíveis áreas de deposição e retirada de material sólido.

Após cruzamento de todas as informações levantadas, bem como depois de análises laboratoriais das amostras de solo e sedimento, avaliou-se a dinâmica fluvial e da paisagem presente a montante dos futuros barramentos.

Especialmente para a distinção dos tipos de depósito (aluvial e coluvial) presentes na área compreendida pelos reservatórios, procedeu-se, além da coleta de amostras de solo e sua posterior análise em laboratório, à caracterização morfológica; à distinção dos tipos de feições que compõem o modelado; à análise da dinâmica e fisiografia fluvial e à análise granulométrica dos sedimentos (em suspensão e de fundo) transportados pelo rio Carinhanha.

Paralelamente, o estudo de vida útil dos reservatórios da PCH Caiçara e da PCH Gavião foi desenvolvido a partir da equação básica para cálculo de assoreamento, tendo sido utilizadas metodologias específicas para obtenção de algumas variáveis. Neste contexto, a Curva de Churchill e a Curva de Brune foram aplicadas para obtenção da eficiência de retenção de sedimentos e o Método de Colby para a estimativa da descarga sólida total.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2012

CLIENTE

Minas PCH S.A.

LOCAL DO ESTUDO

Bahia e Minas Gerais

Galeria do Case