O serviço de elaboração e execução de programas socioambientais e econômicos (PEA, PCS, PRC, PAS) consiste em desenvolver e implementar programas que visam promover o equilíbrio entre as questões sociais, ambientais e econômicas em projetos e atividades da Azurit.

O PEA (Programa de Educação Ambiental) tem como objetivo conscientizar e educar a comunidade local sobre questões ambientais, promovendo mudanças de comportamento e estimulando a participação ativa na preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

O PCS (Programa de Compensação Socioambiental) busca compensar possíveis impactos negativos causados por um projeto, por meio da implementação de ações e medidas que beneficiem a comunidade afetada, como o desenvolvimento de infraestrutura social, programas de capacitação profissional e melhorias no acesso a serviços básicos.

O PRC (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas) tem como objetivo restaurar ecossistemas degradados, promovendo a recuperação de áreas afetadas por atividades humanas, como mineração ou desmatamento, por exemplo. Isso envolve ações de reflorestamento, recuperação de nascentes, controle de erosão e reabilitação da biodiversidade.

O PAS (Programa de Ação Social) visa promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico local por meio de ações que fortaleçam a economia da comunidade, como o estímulo ao empreendedorismo, a criação de cooperativas, o apoio a pequenos negócios e a geração de empregos locais.

Em resumo, o serviço de elaboração e execução de programas socioambientais e econômicos da Azurit busca integrar ações que visam a educação ambiental, a compensação socioambiental, a recuperação de áreas degradadas e o desenvolvimento social e econômico das comunidades afetadas pelos projetos, contribuindo para um equilíbrio sustentável entre as dimensões sociais, ambientais e econômicas.