Project Description

Rio Grande do Norte, Brasil

RESGATE DE FAUNA EM ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO DAS CENTRAIS GERADORAS EÓLICAS VILA ACRE II, VILA CEARÁ I E II, VILA PARAÍBA I E II E REDE DE MÉDIA TENSÃO VILA ACRE II

Durante os meses de abril e maio de 2019, a Azurit foi responsável pelo acompanhamento da supressão vegetal, afugentamento e resgate de fauna nas áreas de implantação das Centrais Geradoras Eólicas Ventos de Vila Acre II, Vila Ceará I e II, Vila Paraíba I e II e da área de implantação da Rede de Média Tensão (RMT) da Central Geradora Eólica Vila Acre II. Os empreendimentos, localizados nos municípios de Serra do Mel e Areia Branca, no Estado do Rio Grande do Norte, são de responsabilidade da Voltalia Energia do Brasil.

Em período anterior às atividades de resgate de fauna, a Azurit solicitou e obteve as Autorizações Especiais para Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (ACMB) junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA).

As atividades desenvolvidas consistiram no acompanhamento das frentes de supressão e na adoção de medidas necessárias para a destinação ativa de animais atingidos direta ou indiretamente pelos eventos relacionados à supressão de vegetação.

As equipes envolvidas no trabalho foram previamente treinadas quanto à segurança do trabalho e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI); prevenção de acidentes com serpentes e outros animais peçonhentos e biologia da fauna local.

Durante as atividades, foram resgatados, afugentados e ou avistados 514 indivíduos de variadas espécies da herpetofauna, avifauna e mastofauna, sendo todos eles destinados com segurança às áreas livres de intervenções. Não foram registrados indivíduos mortos, fato que indica sucesso no desenvolvimento das atividades.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2019

CLIENTE

Voltalia Energia do Brasil

LOCAL DO ESTUDO

Rio Grande do Norte

Galeria do Case