Project Description

Amapá, Brasil

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA; PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA, ICTIOPLÂNCTON E INVERTEBRADOS AQUÁTICOS E ACOMPANHAMENTO AMBIENTAL, RESGATE E SALVAMENTO DE PEIXES DURANTE A PARADA DE MÁQUINAS DA USINA HIDRELÉTRICA (UHE) FERREIRA GOMES – FERREIRA GOMES ENERGIA S/A (ALUPAR INVESTIMENTO).

Em operação desde o ano de 2014, a UHE Ferreira Gomes está instalada no rio Araguari, no Município de Ferreira Gomes, região centro-oeste do Estado do Amapá. O empreendimento possui capacidade instalada de 252 MW e reservatório de 17,72 km2.

Em atendimento aos itens especificados na Licença de Operação (LO) do empreendimento, a Azurit executou, entre junho de 2015 e junho de 2016, o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água no rio Araguari e tributários, o qual avaliou parâmetros físico-químicos, bacteriológicos e hidrobiológicos, incluindo macrófitas aquáticas.

Com relação à ictiofauna, a Azurit foi responsável pelo Acompanhamento Ambiental, Resgate e Salvamento de Peixes durante a parada de máquinas, atividade que foi desenvolvida em eventos ocorridos em junho e julho de 2015 e fevereiro, março e abril de 2016.

A Azurit executou, ainda, de junho de 2015 a julho de 2018, o Programa de Monitoramento da Ictiofauna, Ictioplâncton e Invertebrados Aquáticos da UHE Ferreira Gomes. Destaque é dado a este monitoramento uma vez que o rio Araguari possui conectividade com rios da bacia Amazônica, fato que denota características específicas de sazonalidade, riqueza e abundância de espécies. Durante o monitoramento foram registradas 127 espécies de peixes e capturados 11.392 exemplares. As espécies registradas pertencem a 34 famílias e 10 ordens da ictiofauna.

O conjunto de dados obtidos durante o Programa de Monitoramento da Ictiofauna, Ictioplâncton e Invertebrados Aquáticos permitiu a elaboração de análises estatísticas relacionadas à riqueza e abundância, além de estudos relativos ao hábito alimentar e estrutura trófica das espécies; à estrutura de populações e à biologia reprodutiva, incluindo rotas de migração reprodutiva ou trófica e zonas de recrutamento e crescimento. Todos os resultados contribuíram para o incremento do conhecimento científico da região, fornecendo subsídios para proposição de medidas de conservação das espécies registradas.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2015 à 2018

CLIENTE

Ferreira Gomes Energia S.A (Alupar Investimento)

LOCAL DO ESTUDO

Amapá

Galeria do Case