Project Description

Bahia, Brasil

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DAS ESPÉCIES DA FAUNA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO DO COMPLEXO EÓLICO BROTAS DE MACAÚBAS (PARQUES EÓLICOS SEABRA, MACAÚBAS E NOVO HORIZONTE) – STATKRAFT ENERGIAS RENOVÁVEIS S.A.

A Azurit é responsável, desde 2017, pela execução do Programa de Monitoramento das Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção no âmbito do processo de licenciamento ambiental do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, localizado em município homônimo, no Estado da Bahia. Este complexo eólico é composto pelos Parques Seabra, Macaúbas e Novo Horizonte, sendo pertencente a Statkraft Energias Renováveis S.A..

Especificamente, as atividades de monitoramento estão relacionadas ao Subprograma de Conservação da Penelope jacucaca (jacucaca) e da Crypturellus noctivagus zabele (zabele); ao Subprograma de Conservação e Manejo de Felinos e ao Subprograma de Conservação e Manejo de Tolypeutes tricinctus (tatu-bola).

Para início das atividades de campo, a Azurit foi responsável pela solicitação e obtenção da Autorização para Captura, Coleta e/ou Transporte para Realização de Estudos de Fauna (ARTA) junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), órgão responsável pela análise do processo de licenciamento.

Por meio de campanhas semestrais, o monitoramento objetiva estabelecer possível área de proteção condizente com a necessidade das espécies ameaçadas de extinção, inclusive com a proposição de zoneamento para criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). As atividades buscam, ainda, apresentar alternativa de área para manutenção de corredores de dispersão entre os fragmentos de mata presentes na porção estudada.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Em execução

CLIENTE

Statkraft Energias Renováveis S.A.

LOCAL DO ESTUDO

Bahia

Galeria do Case