Project Description

Ceará, Brasil

Desenvolvimento de metodologia de modelagem de qualidade de água para reservatórios do Estado do Ceará – funceme.

A Azurit, por meio de Consórcio Internacional formado com a empresa Aqualogus Engenharia e Ambiente (Portugal), foi responsável pelo desenvolvimento de metodologia de modelagem de qualidade da água para três reservatórios no Estado do Ceará. A metodologia proposta, composta pela integração e aplicação de dois (2) modelos (processos em bacia de drenagem e processos em lagos e reservatórios), teve como objetivo permitir melhorias na gestão dos recursos hídricos e o condicionamento da qualidade da água no Estado do Ceará.

A atividade desenvolvida pelo Consórcio foi financiada pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e integrou o Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade do Estado do Ceará.

O estudo foi realizado nos reservatórios Acarape do Meio, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza; Araras, localizado no Centro do Estado e Olho d’Água, no Sul do Estado, utilizados, principalmente, para abastecimento público, agricultura e dessedentação animal.

Por meio da análise de dados secundários e de dados primários obtidos em campanhas de campo de monitoramentos socioambientais, da qualidade da água e fluviométrico, além de geoprocessamento, foi realizada a caracterização de cada reservatório e suas respectivas bacias de contribuição, incidindo no levantamento, tratamento e organização de dados referentes aos meios físico, biótico e socioeconômico e avaliação dos efeitos resultantes das ações antrópicas sobre os locais de estudo.

Os modelos da qualidade da água foram propostos para aplicação integrada nos reservatórios estudados, sendo adaptáveis também a todos os reservatórios do Estado do Ceará.

Para garantir a efetiva transferência de conhecimento para aplicação da modelagem desenvolvida, foi realizada capacitação do corpo técnico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH). Foi disponibilizado, ainda, banco de dados contendo todas as informações obtidas sobre a qualidade da água dos reservatórios, o qual poderá ser atualizado sempre que for necessário.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2015 à 2017

CLIENTE

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME)

LOCAL DO ESTUDO

Ceará

Galeria do Case