Project Description

Minas Gerais, Brasil

ESTUDO DE VIDA ÚTIL DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA (UHE) RETIRO BAIXO

Nos anos de 2015 e 2016, a Azurit elaborou o Estudo de Vida Útil do Reservatório da UHE Retiro Baixo, empreendimento localizado no baixo curso do rio Paraopeba, entre os municípios de Curvelo e Pompéu, no Estado de Minas Gerais. A UHE Retiro Baixo possui potência instalada de 82 MW e reservatório com área de 22,58 km2.

Para a viabilização do estudo foram executadas campanhas de hidrometria, tendo sido coletados dados pluviométricos, fluviométricos e sedimentológicos.

Após a etapa de caracterização, a previsão do assoreamento do reservatório da UHE Retiro Baixo se deu a partir da aplicação de métodos empíricos, valendo-se, portanto, do Método Simplificado de Colby para a estimativa de descarga sólida total. Especificamente para a estimativa da eficiência de retenção do reservatório, foram utilizadas a Curva de Churchill e a Curva de Brune.

Em seguida, conhecidas todas as variáveis envolvidas na estimativa do assoreamento, procedeu-se à estimativa da vida útil do reservatório da UHE Retiro Baixo.

Finalmente, o presente estudo apontou diretrizes e recomendações a fim de orientar a operação do empreendimento.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2015 à 2016

CLIENTE

Retiro Baixo Energética

LOCAL DO ESTUDO

Minas Gerais

Galeria do Case