Project Description

Minas Gerais, Brasil

ESTUDO DE VIDA ÚTIL DO RESERVATÓRIO DA PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA (PCH) ANNA MARIA

A Azurit elaborou o Estudo de Vida Útil do Reservatório da PCH Anna Maria, empreendimento localizado no Município de Santos Dumont, no Estado de Minas Gerais. A PCH Anna Maria possui reservatório de regularização de, aproximadamente, 321 ha de área inundada.

O presente estudo envolveu a coleta e avaliação de dados secundários fluviométricos, sedimentométricos (descarga sólida total, granulometria do sedimento em suspensão e do leito) e pluviométricos da região, além da realização de campanhas hidrométricas trimestrais para medição de descargas líquidas e sólidas.

Após a etapa de caracterização, a previsão do assoreamento do reservatório da PCH Anna Maria se deu a partir da aplicação de métodos empíricos, valendo-se, portanto, do Método Simplificado de Colby para a estimativa de descarga sólida total. Especificamente para a estimativa da eficiência de retenção do reservatório, foram utilizadas a Curva de Churchill e a Curva de Brune.

Ainda, a Azurit desenvolveu a modelagem matemática do transporte de sedimento no reservatório da PCH Anna Maria a partir do módulo de transporte de sedimento do Hydrologic Engineering Center (HEC) intitulado (HEC-6) e incorporado ao software de simulação hidráulica unidimensional River Analysis System (HEC-RAS) versão 4.1.

Em conclusão, o presente estudo apontou diretrizes e recomendações a fim de orientar a operação do empreendimento.

Detalhes

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

2014 à 2016

CLIENTE

Água Clara Energética S. A. (Brookfield Energia Renovável S.A.)

LOCAL DO ESTUDO

Minas Gerais

Galeria do Case